sábado, 19 de setembro de 2009

OFICINA 1

GESTAR II - TP3 UNIDADE 9 SEÇÃO 3 - DURAÇÃO: 5 AULAS DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 6º ANO.

Identificar as características que levam à classificação de um gênero textual

· Falar da importância em identificar as diferenças e semelhanças que levam a classificação do gênero em estudo.

Em uma cartolina as receitas para comparações da receita1 e receita 2, desenvolvendo a atividade 8 oralmente, deixando claro durante a reflexão sobre as estrutura dos textos na formação do gênero. Além de que se trata de um conjunto de fatores na caracterização dos gêneros: a intenção e objetivo a que é destinado.

· As leituras: “A cigarra as formigas – boa”, compartilhada, “A cigarra e as formigas – má”, junto com o aluno e uma terceira leitura ouvida no CD.

Fizemos a interpretação dos textos, das diferentes informações nas fabulas, onde os alunos participaram filosofando e refletindo baseado aos conceitos o “trabalho” da cigarra e o “trabalho” da formiga da formiga, focalizando a intenção do autor nos três textos, a semelhança no tema e a diferença na composição lingüística e assim chegar a classificação do gênero com frases, desenvolvendo atividades de produção em grupos e individual de moral da historia onde alguns sentiram dificuldades em descobrir a moral em texto que não fosse do mesmo gênero, e assim inventaram outras narrativas, reproduziram até historinhas do desenho animado “ Pica pau”, dos três porquinhos para ler frente a sala.

No quadro negro as características em exposição - Para destacar a poética com rima, foi feito a comparação entre os textos de Monteiro Lobato na prosa com “A cigarra e a formiga” de La Fontaine fazendo leitura sentindo a sonorização das palavras, formas do texto em versos, rimas e ritmo.

· Como conclusão dos trabalhos, foi desenvolvida uma história em quadrinhos, com diálogos entre os personagens, desenhados por eles.

Todos gostaram muito de fazer o Gestar. Quando terminou a semana, perguntaram se as nossas aulas seriam sempre assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário