domingo, 11 de outubro de 2009

TP3 GESTAR II - OFICINA 2

GESTAR II - GENEROS E TIPOS TEXTUAIS - TP3 – UNIDADE 11 - SEÇÃO2 DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 7º ANO Brincando também aprendemos Caracterizando tipos textuais na sequencias tipológicas injuntivas e predicativas. Esta unidade foi escolhida por favorecer o que vínhamos estudando em sala de aula. Dei inicio a aula brincando com ações verbais, “ os três mocinhos(as) da Europa”. Um grupo entrava na sala brincando de adivinhar: gestos, mímicas com expressões; corporal, facial e verbal, os demais adivinhavam. Todos participaram, e queriam continuar brincando mais. Para reconhecimento, refletimos as atividades 7, 8, 9, e 10, passo a passo. E frente a sala apresentaram a conclusão das atividades de várias formas: seminário, apresentação placas, de teatro, na forma oral e escritas. Na atividade 10, refletimos os tempos verbais. Os alunos produziram cartões por eles chamado de “Cartomancia”, onde caracterizava um colega da sala, representado por um animal que se assemelhasse a ele. Alguns cartões traziam conselhos para facilitar aos colegas de sala o reconhecimento. No avançando na prática segui o exemplo: trabalhamos em grupo, analisamos os textos manuais de eletro doméstico e outros trazidos pelos alunos, e seguimos o roteiro segundo a sugestão da p.115. Finalizamos os trabalhos com um texto narrativo, fazendo uso de produção anterior, deixando claro seu entendimento sobre as tipologias no gênero escrito. Observação da professora Desenvolvendo a aula passo a passo, pude perceber que o aluno tem maior rendimento e compreensão das atividades e a que objetivo alcançar na aprendizagem. Percebi também que nas aulas do Gestar, flui maior liberdade de se expressarem sendo que permanecem mais atenciosos. Todos gostam das aulas mesmo que demore. Segundo eles não percebem a aula passar. Tudo é muito rápido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário