terça-feira, 17 de novembro de 2009

OFICINA DO GESTAR II TP 6 UNIDADE2 SEÇÃO 2

ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO, 29 DE OUTUBRO DE 2009.

OFICINA – TP 6 UNIDADE 22 SEÇÃO 2 - O PLANEJAMENTO: ESTRATÉGIAS

ALUNOS: 8º ANO B; C

PROFESSORAS: Maria Aparecida Nogueira

Rosa Maria Ribeiro

• OBJETIVO

Identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento e a escrita de textos.

TEMA: Superação

MOTIVÇÃO DA AULA

O objetivo da dinâmica é oportunizar a aproximação entre as pessoas, conquistar confiança e principalmente o respeito.

CHEGA MAIS

. Os alunos deverão andar soltos pela sala ouvindo uma música. O professor dará o comando no momento em que pausar a música, poderá iniciar pedindo que cumprimente o colega que esta a sua frente com um aperto de mão, em seguida cumprimentar o colega que esta atrás com o mesmo gesto. A música volta a tocar e ao pausá-la novamente poderá pedir que cumprimente o colega que esta sua frente dando um tapinha no ombro ou nas costa e assim por diante até terminar com um abraço.
Passos da dinâmica:

1º - Aperto de mão ao colega da frente e ao colega de atrás.

2º - Tapinha no ombro do colega da direita e ao colega da esquerda.

3º - Abraça o colega da direita e o colega da esquerda formando grupos de quatro.

4º - Todos se abraçam formando grande circulo em um grande abraço.

. Os alunos voltam á suas carteiras para ouvir o texto “Historia de Superação” de Carlos Araújo; Notícia publicada na edição Internet – PENSE BEM, do Jornal Cruzeiro do Sul - atualizado (Leitura compartilhada ).

. Para identificar as estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento e escrita de textos o avançando na prática p. 98, com o texto “Na terra do frevo”, desenvolvido com os alunos no passo a passo; utilizar a foto de carnaval ampliada em exposição frente a sala, escrito ao lado da mesma o suporte a ser observado e desenvolvido pelos alunos acompanhados do professor.

. Suporte/esquema para o texto

-Tema: Carnaval

- Leitores: Professores e alunos em sala de aula

- Objetivo: Escrever um texto informativo sob o uso de fantasias e mascaras no carnaval.

- Função: Referencial -(falar sobre o carnaval)

- Gênero: Reportagem - (titulo, olho da reportagem, assunto com começo, meio e fim).

- Nível de linguagem: Formal

- Suporte: Escrever uma reportagem ( – para revista ou jornal, semanal, quinzenal ou mensal).

- Materiais: Reportagem, imagens, textos sobre fantasias e máscaras retirados da internet, de livros, outras revistas, etc.

. Os alunos desenvolvem um texto reportagem com tema carnaval, escolhe o título, figuras ou desenha ilustrando-o. Lê frente a sala para os colegas e professor. Exposição em sala.

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