ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO, 29 DE OUTUBRO DE 2009.
OFICINA – TP 6 UNIDADE 22 SEÇÃO 2 - O PLANEJAMENTO: ESTRATÉGIAS
ALUNOS: 8º ANO B; C
PROFESSORAS: Maria Aparecida Nogueira
Rosa Maria Ribeiro
• OBJETIVO
Identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento e a escrita de textos.
TEMA: Superação
MOTIVÇÃO DA AULA
O objetivo da dinâmica é oportunizar a aproximação entre as pessoas, conquistar confiança e principalmente o respeito.
CHEGA MAIS
. Os alunos deverão andar soltos pela sala ouvindo uma música. O professor dará o comando no momento em que pausar a música, poderá iniciar pedindo que cumprimente o colega que esta a sua frente com um aperto de mão, em seguida cumprimentar o colega que esta atrás com o mesmo gesto. A música volta a tocar e ao pausá-la novamente poderá pedir que cumprimente o colega que esta sua frente dando um tapinha no ombro ou nas costa e assim por diante até terminar com um abraço.
Passos da dinâmica:
1º - Aperto de mão ao colega da frente e ao colega de atrás.
2º - Tapinha no ombro do colega da direita e ao colega da esquerda.
3º - Abraça o colega da direita e o colega da esquerda formando grupos de quatro.
4º - Todos se abraçam formando grande circulo em um grande abraço.
. Os alunos voltam á suas carteiras para ouvir o texto “Historia de Superação” de Carlos Araújo; Notícia publicada na edição Internet – PENSE BEM, do Jornal Cruzeiro do Sul - atualizado (Leitura compartilhada ).
. Para identificar as estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento e escrita de textos o avançando na prática p. 98, com o texto “Na terra do frevo”, desenvolvido com os alunos no passo a passo; utilizar a foto de carnaval ampliada em exposição frente a sala, escrito ao lado da mesma o suporte a ser observado e desenvolvido pelos alunos acompanhados do professor.
. Suporte/esquema para o texto
-Tema: Carnaval
- Leitores: Professores e alunos em sala de aula
- Objetivo: Escrever um texto informativo sob o uso de fantasias e mascaras no carnaval.
- Função: Referencial -(falar sobre o carnaval)
- Gênero: Reportagem - (titulo, olho da reportagem, assunto com começo, meio e fim).
- Nível de linguagem: Formal
- Suporte: Escrever uma reportagem ( – para revista ou jornal, semanal, quinzenal ou mensal).
- Materiais: Reportagem, imagens, textos sobre fantasias e máscaras retirados da internet, de livros, outras revistas, etc.
. Os alunos desenvolvem um texto reportagem com tema carnaval, escolhe o título, figuras ou desenha ilustrando-o. Lê frente a sala para os colegas e professor. Exposição em sala.
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