quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PROJETO CARRINHO DA LEITURA



CAMPO VERDE, MAIO A DEZEMBRO DE 2009

Título do Projeto: Carrinho da Leitura

Escola Municipal Monteiro Lobato.

Professor Responsável: Rosa Maria Ribeiro.

Disciplina : Língua Portuguesa
Síntese do Projeto:

1-Objetivo:

-Adquirir na comunidade local – supermercado, um carrinho para os livros de leitura.

-Ler por prazer de ler - transformar e contextualizar.

-Desenvolver hábitos de leitura para a formação de bons leitores e escritores.

-Despertar o senso crítico no meio em que vive.

2. Justificativa:

Não podemos formar bons leitores e escritores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há várias maneiras de fazer isso. O importante e, se faz necessário que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade dos leitores.

3. Metodologia:

Os procedimentos metodológicos elaborados para o Projeto Carrinho da Leitura, de incentivo à leitura tem como base alguns critérios:
-Os alunos terão um carrinho em sala, onde terão acesso a diferentes tipos de leitura: livros, jornais, revistas em quadrinhos, contos, poesias e outros.

-Estimular o aluno ao hábito da leitura a cada intervalo de tempo entre atividades.

-Orientar nas atividades de leitura a construção de resumos dos textos em estudo, o que permite uma melhor compreensão.

-Dar continuidade do trabalho durante o ano letivo; elaborar atividades de leitura com uma historia lida por dia inicio da aula, após a leitura desenvolver mensagens no quadro sempre com a orientação do professor.

-Construir ponte entre a sala de aula e a biblioteca por meio da leitura e empréstimo de livros, assim a família se integra no projeto da escola, também tornando à leitura um hábito familiar.

-Em 2009, o projeto leitura integra-se ao aniversário de fundação da Escola Monteiro Lobato, com leituras de textos do autor, desenhos e escrita em atividades desenvolvidas pelos alunos.

4. Avaliação:

A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.

Atividade desenvolvidas no Projeto Carrinho da Leitura:

* Todos os dias é lido pelo aluno um texto informativo ou historia do livro

“Uma Historia por Dia” e a mensagem ou moral da historia é escrita no cantinho da lousa pelo aluno leitor.

* O supermercado Itália, doa o carrinho aos alunos do 7º ano A, que agradecem a gerencia com uma placa de honra em nome da escola e do projeto.

* Os alunos enfeitam o carrinho para colocar na sala de aula e depositam os livros por eles doados para que todos leem.

* Os alunos que terminam a atividades já fazem uso da leitura e escrevem o que entendeu em forma de síntese.

* A maioria dos alunos levam os livros para ler e devolvem novamente no carrinho.

* Os jornais são usados em sala de aula tanto para leitura de prazer como para estudos de gêneros textuais.

PARECER DO PROFESSOR


Com o projeto em andamento tenho percebido maior interesse pela leitura nos alunos de 6º ao 8º ano. Os alunos por interesse ou curiosidade sempre estão disputando as cruzadinhas dos jornais, ler primeiro frente a sala. Mesmo aqueles que apresentavam aversão a leitura durante as atividades em sala de aula vão ao carrinho e lêem as historias em quadrinhos, levam gibis para ler em casa, lêem o os quadrinhos humorísticos dos jornais. Sinto-me realizada e muito feliz com a atitude deles. Isso vem confirmar que o projeto deu certo e cumpriu o seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário