quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TP 1 UNIDADE 3 SEÇÃO 2

TP 1 - UNIDADE3 - SEÇÃO 2

POR QUE TRABALHAR COM TEXTOS

Reconhecer o texto como inicio, meio e fim no ensino/aprendizagem da língua que falamos e escrevemos.

Priorizar a atitude descriminatória entre culturas no modo de ser e agir.

Esta oficina foi desenvolvida com alunos do 6 ano, com objetivo de desenvolver o ensino da língua padrão de forma contextualizada, refletindo as normas e regras importantes como linguagem escrita.

Foi iniciada a aula com questionamento aos alunos sobre a importância do texto em nossas vidas. Fizemos uma retrospectiva da humanidade de como os primatas se comunicavam? Como se interagiam na comunicação, e como registravam suas experiências às gerações futuras? Até chegarmos a várias linguagens que usamos hoje, nos diversos meios de comunicação, na diversidade dos textos e gêneros para numeras finalidades. Todos participaram com bastante ânimo.

No quadro fizemos uma lista com frases de par-choque de caminhões para trabalhar os adjetivos, e frases com duplo sentido no texto e no contexto. A discriminação com algumas frases além da discriminação entre a linguagem culta e a linguagem popular, gírias e outras. Desenvolvendo a atividade oito e nove no caderno do aluno.

A atividade 10 foi desenvolvida no avançando na prática com texto em mãos. Leitura do professor dando ênfase à descriminação lingüística entre povos, cultura e no credo. Todos dão opiniões e registram no caderno uma lista de descriminações sobre os povos indígenas; incluindo desde como vivem os índios, as crianças indígenas, como é sua convivência em comunidade, o que fazem e o que aprende com seu povo. Em seguida, vão ao laboratório fazer a pesquisa sobre o tema escolhido para ampliar seus conhecimentos além do que aprenderam nos livros e revistas.

Voltam à sala de aula com dados pesquisados e fotos para recortar e colar na folha de suas pesquisas já sintetizada.

A conclusão do trabalho é exposto em forma de cartaz por equipes e apresentado para os colegas da sala. Produção um texto informativo.

Não tenho as fotos para a exposição. Foram perdidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário