segunda-feira, 2 de novembro de 2009

GRAMATICA DESCRITIVA - ENSINO DA LÍNGUA

TP2 UNIDADE 5 SEÇÃO2 A GRAMÁTICA DESCRITIVA E O ENSINO REFLEXIVO – ALUNOS 6º ANO
OBJETIVO: Caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo.
A seção foi escolhida por se adequar o ensino da língua de uma forma diferenciada que serviu de revisão a que já tínhamos estudado, e avançando o ensino da mesma, a que vínhamos estudando em sala do plano anual. A atividade 4, foi desenvolvida com muito sucesso pelos alunos observando os textos da p.19 xerocados em mãos e as perguntas feitas sobre a reflexão da língua desenvolvido no caderno do aluno. Em seguida fomos até o laboratório pesquisar outras formas (linguagem de internet, linguagens do programa Jô Soares, linguagens das placas com duplo sentido) de empregos errados segundo a gramática normativa e, socializamos em sala de aula onde cada um colocou aos colegas a sua pesquisa explicando o que percebera por isso retirou a frase ou período no caderno, com aval do professor. Já em sala de aula, reforçamos o estudo da pesquisa com a atividade 5, um trecho do TP1, o texto do “Pluft o fantasminha”de(Maria Clara Machado), concluindo o estudo reflexivo da língua com a dramatização. Avançando na prática p.24. Voltamos ao laboratório com sits escolhido pelo professor. Os exercícios de lacunas para preencher abaixando barras com listas dos verbos: haver, ser e ter: onde os alunos se brincavam e riam com os erros e acertos na contagem de pontos. Alternando os exercícios nos tempos e modos a pedido do professor. Outras atividades de lacunas em textos também foram exercitadas pelos alunos até dar horário da aula. Voltando a sala de aula, os alunos formaram frases, orações e pequenos textos no caderno fazendo uso do estudo em laboratório. Como conclusão: leitura para a sala, obsevação dos colegas com alguns ajustes na correção feita pelo professor. Observação do professor Os alunos gostaram muito da aula, pois os trabalhos no laboratório é muito solicitados por eles. Percebi que ninguém reclamou por estudar a gramática dessa maneira, e que os alunos aprenderam mais e se interessaram mais. O Gestar me proporcionou uma maneira diferente de estudar a gramática onde se prende a atenção do aluno por mais de 5 minutos. Obrigada aos professores formadores do Gestar e parabéns a todos nós que aderiam ao curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário