segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

25/04/2009 - PROJETO

JUSTIFICATIVA
Os dados alarmantes sobre obesidade infantil dão conta de que uma em cada dez crianças em todo mundo – 155 milhões - é obesa. No Brasil a obesidade infantil triplicou nos últimos 20 anos. A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. Entretanto se faz necessária a elaboração deste projeto que conta com a parceria estabelecida entre a comunidade escolar e apoio das Secretarias de Educação e Saúde, que prioriza com muita competência e seriedade, ações que promovem e garantem a adoção de práticas alimentares mais saudáveis no ambiente familiar.
1- OBJETIVO GERAL
Mediar situações de interação e estimular reflexões sobre a importância da linguagem oral e escrita no nosso cotidiano, bem como promover e ampliar a consciência dos escolares e da comunidade sobre hábitos alimentares saudáveis que podem e devem ser adquiridos no decorrer da vida.


2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Identificar receitas culinárias;
 Listar os ingredientes de uma receita culinária;
 Definir quantidade e qualidade dos ingredientes;
 Apontar os benefícios e malefícios na alimentação;
 Classificar nutrientes para uma alimentação saudável;
 Produzir textos com orientações precisas.

3- METODOLOGIA
 Pesquisa dos hábitos alimentares da comunidade escolar;
 Conhecimento e registro de pesos, medidas, valor calórico e vencimento dos produtos usados em uma receita;
 Produção textual (escrita e oral), de cada etapa de uma receita;

Obs.: Em duplas efetuar a troca das receitas para que sejam feitas as correções dos textos receitas. Através de sorteio ou votação eleger algumas receitas e executá-las na escola juntamente com os colegas para degustação e aprovação. Montar uma livro das pesquisas em laboratório além do livrinho de receitas manuscrito pelos alunos educadores.

4- CRONOGRAMA:
O projeto acontecerá no período de 04 de maio à 30 de novembro de 2009.

5- AVALIAÇÃO:
A avaliação será através da participação individual e/ou em dupla, levando em consideração o interesse nas atividades propostas bem como a organização, criatividade e apreciação das produções realizadas.

6- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
ALMEIDA, A. F. de. Português básico: gramática redação texto. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
ANDRADE, Maria Margarida de. Língua Portuguesa: noções básicas para cursos superiores. São Paulo: Atlas,1999
CAMARA JÚNIOR, Joaquim Mattoso. Manuel de Expressão Oral & Escrita. Petrópolis: Vozes, 1986.
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para Entender o texto: leitura e redação. 16 ed. São Paulo: Ática, 2002.
JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO, São Paulo,
REVISTA GALILEU, São Paulo: Ed. Globo, 2008.
REVISTA VEJA, São Paulo: Ed. Abril, 2007/2008.

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